sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Expondo idéias

Entrevista realizada com duas professoras de realidades distintas, mas com o mesmo foco educação na atualidade.

Professora de Educação Infantil –
São José dos Campos

1.    Gostaria que você falasse, inicialmente, sobre sua formação profissional?

Resposta: Comecei com o Antigo Magistério- educação infantil e fundamental. Depois parti para a Pedagogia, fazendo administração, supervisão escolar e ensino fundamental. Em seguida conclui a pós graduação em psicopedagogia.  Em Julho deste ano conclui a 2ª pós em Educação Infantil e Alfabetização. Concluo no fim deste ano a faculdade de Artes Visuais.
Realizei ainda cursos de extensão como PROFA, Matematizando e outros de 180 horas.

2.    No seu ponto de vista nos dias atuais, o professor é valorizado?

Resposta: Valorização é uma palavra ampla: ser valorizado é muito difícil principalmente quando falamos de educação infantil, ouvimos muito “Você só Brinca”. É muito difícil mostrar a verdadeira importância da educação infantil para os pais.
  Em se tratando de equipe de liderança- Diretores e orientados-  também é muito difícil conquistar a confiança, pois muitas vezes as pessoas  estão fora da sala de aula há anos e por esse motivo não conhecem, ou já esqueceram as dificuldades do dia-a-dia.

3.    Gosta do que faz? Faz por Amor ou dinheiro?

Resposta: Gosto muito do que faço, e com certeza é esse o maior motivo por estar nesta profissão. Somos muito mal remuneradas, diante da tamanha responsabilidade. Se fosse por causa apenas do salário eu estaria perdida, pois passaria dificuldades financeiras.

4.    O que você pensa em relação à família escola?

Resposta: Sem sombra de dúvidas, quanto mais à escola puder trazer a família para a participação continua na escola, mais os alunos sentiram acolhidos. A família sendo parceira só trará benefícios, colaborando com a proposta pedagógica.

5.    Como lidar com o comportamento dentro da sala de aula? Relatar sobre a aprendizagem.

Resposta: Os alunos são diferentes. Cada um tem sua história, sua cultura, seu jeito em particular. Precisamos ter mente que cada um tem algo positivo que, servirá de acréscimo para as aulas. Lidar com as diferenças não é nada fácil, principalmente quando nos deparamos com alunos com dificuldades de comportamento. Precisamos em primeiro lugar construir em coletivo combinados para o convívio em grupo, onde os alunos só terão a ganhar! São muitas as atitudes a serem tomadas em relação as dificuldades de comportamento em sala de aula, cada caso deve ser analisado com cuidado e atenção de olhar. Em alguns casos o auxílio da equipe de liderança, a conversa com os pais, o apoio de uma psicóloga, são de extrema importância.

6.    Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola?

Resposta: Quando falamos das novas tecnologias, logo pensamos em internet, computadores, celulares, redes sociais! E é neste universo que  professo res e os alunos estão inseridos.
O professor precisa usar a tecnologia em seu favor, enriquecendo suas aulas e aproximando mais os alunos.  É necessário um planejamento mais pontual, levando em consideração o uso de data-show, lousa digital, tablets, a fim de tornar as aulas mais atrativas e dentro da realidade da qual participamos.


  
Professora de Ensino Fundamental –
Jacareí

1.    Gostaria que você falasse, inicialmente, sobre sua formação profissional?

Resposta: Sou Pedagoga, pós-graduada em alfabetização e letramento, professora efetiva na Rede de Jacareí.

2.    No seu ponto de vista nos dias atuais, o professor é valorizado?

Resposta: O professor é valorizado, ao menos, pelos mais cultos. Só é mais remunerado.

3.    O que você acha da educação no Brasil?

Resposta: A educação está muito difícil, pessoas desinteressadas e faltando com respeito com respeito aos professores.

4.    Gosta do que faz? Faz por Amor ou dinheiro?

Resposta: Amo o que faço! Faço tanto por amor, quanto por dinheiro, afinal preciso me sustentar e cuidar da minha família.

5.    O que você pensa em relação a família escola?

Resposta: A família tem um papel fundamental. Tem que haver parceria escola X família, porém algumas famílias confundem os papéis.

6.    Como lidar com o comportamento dentro da sala de aula? Relatar sobre a aprendizagem.

Resposta: Se você tem uma sala fácil de trabalhar é só dar continuidade ao trabalho, mas se for uma sala difícil, fica difícil! A aprendizagem deve ser pensada à partir do conhecimento prévio do aluno e ou ano escolar.

7.    Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola?

Resposta: Sim e devem sempre andar de acordo com os avanços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário