Entrevista realizada com duas professoras de
realidades distintas, mas com o mesmo foco educação na atualidade.
Professora de Educação Infantil –
São José dos Campos
1.
Gostaria que
você falasse, inicialmente, sobre sua formação profissional?
Resposta:
Comecei com o Antigo Magistério- educação infantil e fundamental. Depois parti
para a Pedagogia, fazendo administração, supervisão escolar e ensino
fundamental. Em seguida conclui a pós graduação em psicopedagogia. Em Julho deste ano conclui a 2ª pós em Educação
Infantil e Alfabetização. Concluo no fim deste ano a faculdade de Artes
Visuais.
Realizei
ainda cursos de extensão como PROFA, Matematizando e outros de 180 horas.
2. No seu ponto de vista nos dias atuais, o professor
é valorizado?
Resposta:
Valorização é uma palavra ampla: ser valorizado é muito difícil principalmente
quando falamos de educação infantil, ouvimos muito “Você só Brinca”. É muito
difícil mostrar a verdadeira importância da educação infantil para os pais.
Em se tratando de equipe de liderança-
Diretores e orientados- também é muito
difícil conquistar a confiança, pois muitas vezes as pessoas estão fora da sala de aula há anos e por esse
motivo não conhecem, ou já esqueceram as dificuldades do dia-a-dia.
3. Gosta do que faz? Faz por Amor ou dinheiro?
Resposta:
Gosto muito do que faço, e com certeza é esse o maior motivo por estar nesta
profissão. Somos muito mal remuneradas, diante da tamanha responsabilidade. Se
fosse por causa apenas do salário eu estaria perdida, pois passaria dificuldades
financeiras.
4. O que você pensa em relação à família escola?
Resposta: Sem
sombra de dúvidas, quanto mais à escola puder trazer a família para a
participação continua na escola, mais os alunos sentiram acolhidos. A família
sendo parceira só trará benefícios, colaborando com a proposta pedagógica.
5.
Como lidar com o
comportamento dentro da sala de aula? Relatar sobre a aprendizagem.
Resposta:
Os alunos são diferentes. Cada um tem sua história, sua cultura, seu jeito em
particular. Precisamos ter mente que cada um tem algo positivo que, servirá de
acréscimo para as aulas. Lidar com as diferenças não é nada fácil, principalmente
quando nos deparamos com alunos com dificuldades de comportamento. Precisamos
em primeiro lugar construir em coletivo combinados para o convívio em grupo,
onde os alunos só terão a ganhar! São muitas as atitudes a serem tomadas em
relação as dificuldades de comportamento em sala de aula, cada caso deve ser
analisado com cuidado e atenção de olhar. Em alguns casos o auxílio da equipe
de liderança, a conversa com os pais, o apoio de uma psicóloga, são de extrema
importância.
6. Nessa era da tecnologia, os professores devem ser
encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade
social da escola?
Resposta:
Quando falamos das novas tecnologias, logo pensamos em internet, computadores,
celulares, redes sociais! E é neste universo que professo res e os alunos estão inseridos.
O
professor precisa usar a tecnologia em seu favor, enriquecendo suas aulas e
aproximando mais os alunos. É necessário
um planejamento mais pontual, levando em consideração o uso de data-show, lousa
digital, tablets, a fim de tornar as aulas mais atrativas e dentro da realidade
da qual participamos.
Professora de Ensino Fundamental
–
Jacareí
1.
Gostaria que
você falasse, inicialmente, sobre sua formação profissional?
Resposta: Sou
Pedagoga, pós-graduada em alfabetização e letramento, professora efetiva na
Rede de Jacareí.
2. No seu ponto de vista nos dias atuais, o professor é
valorizado?
Resposta: O
professor é valorizado, ao menos, pelos mais cultos. Só é mais remunerado.
3.
O
que você acha da educação no Brasil?
Resposta: A educação está muito difícil, pessoas desinteressadas e faltando com
respeito com respeito aos professores.
4.
Gosta do que faz? Faz por Amor ou dinheiro?
Resposta: Amo
o que faço! Faço tanto por amor, quanto por dinheiro, afinal preciso me
sustentar e cuidar da minha família.
5. O que você pensa em relação a família escola?
Resposta: A
família tem um papel fundamental. Tem que haver parceria escola X família,
porém algumas famílias confundem os papéis.
6. Como lidar com o comportamento dentro da sala de
aula? Relatar sobre a aprendizagem.
Resposta:
Se você tem uma sala fácil de trabalhar é só dar continuidade ao trabalho, mas
se for uma sala difícil, fica difícil! A aprendizagem deve ser pensada à partir
do conhecimento prévio do aluno e ou ano escolar.
7. Nessa era da tecnologia, os professores devem ser
encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade
social da escola?
Resposta: Sim
e devem sempre andar de acordo com os avanços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário